Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

3/4 de Mim

3/4 de Mim

Vietname - Hanói

Foi sem dúvida a melhor surpresa da nossa viagem e não podíamos ter começado melhor a nossa viagem de 1 mês pela Ásia.

 

O VIETNAME tem uma história dura e marcante. Foi ocupado pela China, França e invadido por uma variedade de outros países ao longo do tempo. É um país cuja História está largamente assente em guerras e sobrevivência. Mas é também um país que oferece paisagens incríveis e recordações inesquecíveis.

 

Captura de ecrã 2017-12-04, às 14.45.11.png

 

LOCALIZAÇÃO:

O Vietname está localizado no Sudeste Asiático e faz fronteira a norte com a China e a oeste com o Laos e o Camboja. A capital é Hanói, no norte do país e foi exactamente aqui que começamos a nossa viagem.

 

 

HÁNOI, CAPITAL DO VIETNAME:

É uma cidade vibrante, caótica mas organizada. Quando chegamos a Hanói não tivemos a melhor impressão, mas a verdade é que primeiro estranha-se mas depois entranha-se. Adorei cada bocadinho desta cidade frenética.

A capital respira história, como era de se esperar de uma cidade fundada há mais de 2 mil anos, e que passou por muitos anos de dominação chinesa e francesa, além de uma guerra devastadora contra os Estados Unidos.

A loucura da cidade é causada pelo trânsito desordenado e pela quantidade exagerada de motas que circulam. Vê-se praticamente tudo em cima das motas: famílias completas, animais, gaiolas, pneus, caixas e tudo o que nunca imaginaríamos ser transportado numa simples motinha. 

Existem semáforos e passadeiras por toda a cidade mas, em geral, não são respeitados pelo que atravessar a rua é uma verdadeira aventura e teste aos nossos nervos.

 A dica para atravessar a rua em segurança é ganhar coragem, seguir em frente e jamais recuar ou hesitar. Isso porque os condutores raramente param para o peão passar, apenas se desviam e com toda a calma possível.

 

O QUE VISITAR EM HANÓI:

 

1. Lago Hoan Kiem

 

DSC00682.JPG

É a zona central da cidade e um ponto de encontro para a população. É um óptimo local para relaxar, ler, namorar e conversar. E também uma zona maravilhosa para fugir do calor e refrescarmo-nos um pouco.

A margem do lago é muito bonita, cuidada e cheia de luzinhas à noite o que lhe dá ainda mais encanto.

Ao fim de semana (sexta-feira e sábado à noite) o trânsito à volta do lado fica cortado e as pessoas juntam-se em grupos para se divertirem e aproveitar a noite. Vimos inclusive grupos de vietnamitas a dançar todo o tipo de ritmos e a fazer espectáculos típicos da zona. Foi super divertido e deu para entrar no espírito da cidade. Foi uma óptima forma de passarmos a nossa última noite em Hanói.

O lago é o lar de várias tartarugas de carapaça mole e dizem as lendas locais que quem conseguir ver uma é um sinal de boa sorte.

 O lago marca a divisão entre o Old Quarter e o Bairro Francês. 

  

2. Old Quarter

DSC00780.JPG

Fica muito próximo do lago e é uma das principais zonas turísticas e comerciais da cidade. Esta zona está recheada de exemplos de arquitectura colonial francesa, lojas, restaurantes e templos budistas. Aqui respira-se a alma e a essência de Hanói.

As ruas são muito movimentadas, há lojas de todos os tipos e as próprias ruas são organizadas por temas (uma rua de calçado, uma rua de comida, uma rua de vestuário e por aí adiante). As ruas praticamente não têm passeios para os peões e por isso temos de estar sempre atentos às motas e às pessoas que estão sentadas nos mini banquinhos a comerem, falar e até às crianças a fazer os trabalhos de casa. É um ambiente caótico mas se prestarmos atenção às pessoas que nos rodeiam elas estão super tranquilas e serenas. 

 

 

3. Templo Ngoc Son

DSC00856.JPG

Fica numa ilha no centro do lago Hoan Kiem e para chegar vamos por uma ponte super bonita em tons vermelho. No seu interior é possível encontrar algumas estátuas de bronze, artefactos antigos e um local de oração. O templo é pequenino, mas muito bonito. Vale a pena visitar e tem uma vista incrível sobre o lago e a cidade.

 

Horário: 07h30 – 17h30 

Valor de Entrada: 20,000 dong (nem 1€)

 

 

4. Templo da Literatura (Van Mieu)

Templo da literatura hanoi.jpg

Foi construído em 1070 em homenagem a Confúcio. O Van Mieu foi a sede da primeira universidade vietnamita e possui jardins muito bonitos. A universidade que funcionou no local por 700 anos era restrita aos príncipes e à nobreza do país.

 

 

Vale muito a pena passear sem destino e com tempo na Capital do Vietname. É uma óptima experiência cultural e sensorial, já que os cheiros da cidade são bastante característicos.

 

 

ONDE DORMIR:

Nós optamos por ficar no Hotel Conifer, que é super central mas suficientemente longe da confusão e barulho das motas, acolhedor e com uma equipa super atenciosa.

Outro ponto a favor do hotel é ter uma Starbucks mesmo à frente e uma pastelaria deliciosa (paragem obrigatória).

  

GASTRONOMIA:

A comida vietnamita é considerada uma das culinárias mais saudáveis, ricas e deliciosas do Sudeste Asiático. Tem imensas influências e é realmente uma boa experiência. Lá comi os melhores spring rolls de sempre. De todos os países asiáticos, que já visitei, foi onde gostei mais da comida.

Recomendamos dois restaurantes que gostamos muito:

- Avalon (tem uma bela vista para o Lago Hoan Kiem, a comida é deliciosa e tem um ambiente agradável)

- Orchid (fica no Old Quarter e é um restaurante típico e sossegado ideal para experimentar a comida típica do Vietname)

 

 

VISTO:

- Os cidadãos portugueses precisam de visto para entrar em território vietnamita;

- Para a obtenção do Visto à chegada no Vietname através de um dos aeroportos internacionais, é sempre necessária a solicitação de uma carta de pré-aprovação junto de um dos muitos agentes. Caso a viagem seja organizada por uma agência de viagens o agente local ajuda a tratar do assunto, caso seja organizada pelo viajante pode ser tratado a partir do portal Vietnam-Visa.com;

- Tem uma validade de 30 a 90 dias;

- Os documentos necessários: passaporte com validade superior a 6 meses + carta de pré-aprovação + 2 fotos tipo passe;

- Taxas: USD 25 (visto no aeroporto).

 

 

MOEDA / DINHEIRO:

 

A moeda oficial do Vietname é o Dong (VND) . Os locais mais turísticos aceitam dólares (USD), mas dessa forma estaremos sempre sujeitos às taxas de câmbio dos comerciantes pelo que será preferível usar a moeda local. 

Existem imensos locais para cambiar dinheiro e é sempre preferível cambiar € ou USD do que fazer levantamentos em caixas de ATM porque são sempre cobradas taxas. 

Podem validar a taxa de câmbio aqui.

 

Não é comum deixar gorjeta, por isso ficará ao critério de cada pessoa deixar ou não gorjeta. 

 

DSC00916.JPG

 

No próximo post falo-vos da nossa experiência em Halong Bay (também no Vietname).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.