Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

3/4 de Mim

3/4 de Mim

Siddhartha - Um Poema Indiano

Um livro escrito na primeira pessoa, no entanto a personagem principal, Siddhartha, fala sobre si próprio na terceira pessoa. 

 

Captura de ecrã 2018-01-16, às 21.05.31.png

 

Siddhartha consegue fazer-nos emergir numa reflexão muito profunda sobre nós próprios, sobre o nosso crescimento e sobre os nossos sonhos. Gostava muito de o ter lido na adolescência quando ainda podia moldar muita coisa, mas provavelmente não daria a devida importância. 

 
É perfeito para quem gosta particularmente de doutrinas orientais, como o hinduísmo e tenha curiosidade em descobrir um pouco mais sobre elas. É de leitura muito fácil e evolvente mesmo para quem não tem interesse ou curiosidade porque o livro de Hermann Hesse é sobretudo sobre reflexão.
 
 
Durante a leitura pensei muitas vezes nos pormenores simples da vida que tantas vez complicamos e Siddhartha alerta-nos para o facto de, muitas vezes, estarmos tão cegos para atingirmos um objectivo, que quando nos encontramos com o sonho sorrimos para ele e passamos ao lado para continuarmos à procura. 
 
 
Mostra-nos também que tudo na vida é necessário, tudo faz parte de um ciclo: o sofrimento, a alegria, o erro. Sem experimentar tudo isto, não estamos completos. Nunca olharemos para as desgraças, para o sofrimento ou para a alegria dos outros com compreensão
Não devemos procurar o sentido da vida mas vivê-la com o máximo de amor, paixão e compaixão. Para o nosso bem e de todos. 
 
 
Normalmente escolho livros com temáticas diferentes mas este foi especial e marcante. Um livro que foi lido em plena Ásia o que ainda o tornou mais especial e marcante para mim.
 
“Os conhecimentos podem ser transmitidos, mas nunca a sabedoria.”
 
Encontra-se à venda na Fnac e na Wook.
 
 
 
 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.