Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

3/4 de Mim

3/4 de Mim

Rosácea

Eu tenho Rosácea desde os 19 anos!!

Na adolescência nunca tive borbulhas, mas a rosácea apareceu de forma matreira quando pensei que já me tinha safado dos problemas aborrecidos de pele... Enganei-me!!

 

Mas afinal, o que é a Rosácea?

rosácea1.PNG

É uma doença vascular inflamatória cutânea que provoca vermelhidão (eritema) e borbulhas no rosto, principalmente na zona central da face, na testa, nariz e queixo.

É mais frequente em pessoas de pele clara e é mais comum nas mulheres.

Numa fase inicial surge uma ligeira vermelhidão que se vai tornando persistente com o passar do tempo. Este agravamento pode acontecer espontaneamente ou pela acção de factores como a luz solar, o calor, o frio, o vento, o álcool ou a ingestão de alimentos quentes ou condimentados. Em poucos meses, esta condição pode tornar-se permanente e ter eritemas persistentes e derrames.

 

 

 

O que fazer para atenuar a vermelhidão?

- Utilizar técnicas de arrefecimento, como colocar uma pedra de gelo na boca ou refrescar a face com uma toalha húmida. Ajuda também borrifar a pele com água termal - ando sempre com uma comigo;

- Usar maquilhagem adequada para camuflar o excesso de vermelhidão (contendo pigmento verde - a Clinique contêm uma linha específica para problemas de rosácea /vermelhidão, tal como a Uriage e La Roche Posay), se assim entender. 

 

 

O que se deve evitar?

- Condições climatéricas extremas (calor, frio e ventos fortes);

- Exposição solar / Raios ultravioletas;

- Stress e ansiedade;

- Bebidas alcoólicas e bebidas quentes;

- Saunas e banhos quentes;

- Substâncias hidro-alcoólicas ou as acetonas, bem como produtos de limpeza agressivos para a pele;

- Determinados alimentos: carnes (fígado), lacticínios (iogurtes e queijos), vegetais (beringela, tomate, espinafres, lima, feijão e ervilhas), fruta (abacates, bananas, ameixas vermelhas, figos e citrinos), condimentos/ aromatizantes (baunilha, molhos de soja, avinagrados) e alimentos picantes;

- Tabaco.

 

 

Quanto tempo dura a rosácea??

A rosácea é uma doença crónica e de tratamento prolongado. Devem-se esperar tratamentos de vários meses, e por vezes anos.Para além do tratamento, devem ser tomadas medidas preventivas. 

Desde que descobri que todos os meus comportamentos e cuidados mudaram de imediato e posso dizer que neste momento não tenho sinais aparentes de rosácea. Tenho sim alguns surtos e fases que ando um pouco pior, mas nada como no início.

 

 

Devemos evitar determinados produtos cosméticos?

Produtos que contenham álcool, mentol, hortelã-pimenta, óleo de eucalipto e fragrâncias devem ser evitados, assim como produtos oleosos, de forma a minimizar a irritação da pele.

 

 

Conselhos úteis:

- Recorrer a produtos de limpeza suave com elevado teor de água;

- Usar maquilhagem não gordurosa;

- Utilizar protecção solar diariamente, durante todo o ano - SEMPRE!!!!!;

- Uma pele com rosácea não se dá bem com água. Tentar utilizar água morna na lavagem da face e nos banhos.

20150311_235012.jpg

 

Lesões oculares, em casos mais graves de rosácea, são raros mas existem e eu também tenho (yeahhh).

Há uma sensação de corpo estranho, dor, intolerância à luz, diminuição da acuidade visual e derrames no globo ocular que são visíveis a olho nú (no meu caso era como se tivesse com o olho a sangrar). Foi necessária uma estreita cooperação entre dermatologista e oftalmologista, porque eu tenho rosácea oftalmológica.

Perdi visão, num olho, por não terem descoberto de imediato o que tinha.

 

 Capturar.PNG

Demorou, tentei vários tratamentos, mas agora estou com uma pele normal e estável.

A minha pele tem épocas e fases em que apresenta pequenas manchas e derrames, mas consegui finalmente controlar e aprender a lidar com este meu problema. Podem comprovar na foto ao lado (pele ao natural), em que já não apresento borbulhas, manchas vermelhas, derrames e muitos outros sinais de rosácea que já apresentei um dia. Procurei mas não tenho fotos das alturas em que estava mesmo com todos os sinais possíveis de rosácea... Porque será que não tenho fotos?? ahahahaah

 

 

 

Cada caso é diferente, mas se suspeitarem ter rosácea não adiem e vão de imediato ao dermatologista.

A rosácea tem níveis de agravamento e acreditem que há alguns pelos quais não vão querer passar. Foi sem dúvida uma fase muito complicada para mim porque tinha rosácea no rosto e ocular... Ou seja, toda eu era uma vermelhidão...

 

 

 

Toda a informação aqui dada, foi transmitida pelo meu dermatologista e oftomologista.

 

 

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Helena 12.03.2015

    Carla,
    Eu também fui a mais do que um dermatologista e ao primeiro que fui foi um desperdício de tempo e dinheiro porque o tratamento não melhorou em nada.
    O 2º dermatologista a que fui acertou em cheio e deu-me óptimas dicas e um tratamento bem mais barato... Para as borbulhas secarem mais rápido ele receitou-me um creme chamado Akne-mycin que coloco só nas zonas mais afectadas (como as borbulhas) antes de ir dormir e elas secam bem mais rápido. É o meu maior aliado quando tenho surtos mais fortes. Não é caro e tem óptimos resultados. Tenho uma amiga que também experimentou e resultou nela.

    O processo até ficar com a cara limpinha e sem surtos demorou mais de 2 anos mas vale a pena cada esforço. A alimentação e ansiedade só pioram às vezes... Tenta perceber que alimento ingeres que te faz mais reacção... Eu durante um mês apontei tudo o que comia e consegui perceber os alimentos que me faziam pior
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 21.05.2015

    Quando você fala que demorou mais de 2 anos pra ficar com a cara limpinha significa que nesses 2 anos de tratamento VC continuava a ter surtos? Como foi.
    Também tenho rosácea e estou tentando controlar.
    Beijos
    Leticia
  • Imagem de perfil

    Helena 21.05.2015

    Olá Leticia,

    Sim, demorei cerca de 2 anos a ficar com a pele limpinha e sem se notar que tenho rosácea. Durante esse período ia tendo surtos mas cada vez mais fracos e afastados temporalmente. Fiz alguns tratamentos com o 1º dermatologista que fui e só no segundo notei resultados.
    Foi importante conhecer-me e descobrir todos os alimentos a que era intolerante e descobrir que o meu sistema nervoso influenciava bastante.
    Tenho uma rotina que cumpro sempre e tenho imensos cuidados com a alimentação e com os produtos que devo evitar.

    Neste momento ninguém diria que tenho rosácea e tive a pele em tão mau estado... mesmo muito mau!!

    Beijinho
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 21.05.2015

    Desculpe tantas perguntas, mas e q isso desespera! RS
    No inicio tua pele tinha muitas borbulhas? E os surtos eram constantes? Nesses últimos 4 meses eu tive 3 surtos e me assustou um bocado!
    Obrigada pela ajuda!
    Leticia
  • Imagem de perfil

    Helena 21.05.2015

    Não há problema.. Podes fazer todas as perguntas que quiseres e podes até mandar email se preferires.

    Tinha mais do que borbulhas... Tinha zonas da cara que pareciam ter sido queimadas a ferro e fazia feridas... Todos os dias quando acordava tocava na cara para ver se havia mais alguma coisa nova... É uma doença que enquanto não tiver controlada é horrível e frustrante.

    Beijinhos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.