Riviera Maya, México
Águas cristalinas, praias de areia branca, pessoas animadas e simpáticas... É simples descrever a Riviera Maya, México.
O México tem tudo: praias de cortar a respiração, história, locais arqueológicos e beleza natural. Por isso, é possível conciliar tudo na mesma viagem o que para mim é perfeito e essencial.
O que fazer e visitar?
- Ruínas de Tulum - Uma das últimas cidades a ser construída e habitada pelos Maias. A cidade era chamada de Zama, que significa “amanhecer”, devido à sua proximidade com o local onde os primeiros raios de sol nascente atingem a região da península. É um local lindo e que merece mesmo ser visitado
- Playa del Carmen - Zona tipicamente turística de enorme beleza, com imensos restaurantes e zonas de lazer
- Chichén Iztá - Um dos símbolos da antiga cidade maia de Chichén Itzá é a pirâmide Kukulcan, que representa um calendário anual em pedra, que marca os solstícios e equinócios e é considerado como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo
- Parque Xcaret - um parque temático que um dia já foi um porto de embarque da civilização Maia
- Mergulho - Existem muitos locais onde se pode praticar mergulho e snorkel, cercado por espectaculares formações de corais, pertencentes ao grande recife Maia
- Cenotes - São conhecidos como buracos e são uma maravilha da natureza, a alimentação de correntes subterrâneas e rios que correm sob a península de Yucatán. São umas cavernas com água.
Fiquei apaixonada pela cultura Maia e tive o privilégio de participar num ritual tipicamente Maia que tinha como objectivo purificar o nosso corpo e espírito. Este momento aconteceu numa caverna onde o povo se escondia durante os tufões. Uma experiência incrível nas grutas e cavernas em que parte do percurso foi dentro de água.
Onde ficar?
Ficamos no Barceló Maya Beach Resort e foi uma excelente escolha porque era um resort TI de imensa qualidade e com imensas ofertas. Se um dia voltar será para lá que vou. O resort tinha golfinhos, sim golfinhos para nadarmos com eles.
Conseguimos uma super promoção na Black Friday da Agência Abreu e por isso deu para compensar os valores altíssimos para os passeios adicionais no local.
O voo foi directo de Lisboa a Cancun e demorou cerca de 9h.