Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

3/4 de Mim

3/4 de Mim

Memórias de uma Gueixa!!

 

memórias de uma gueixa.jpg

 

Este magnífico livro pode ser encarado, lido e interpretado de duas formas: uma incrível descrição da tradicional cultura japonesa ou um romance sobre a imensa sexualidade que rodeia o mundo e os mistérios das Gueixas. 

 

Arthur Golden descreve  minuciosamente a vida de Nitta Sayuri, abordando as tradições de um povo não liberal e todos os costumes da época, pré e pós 2ª guerra mundial.

 

Todo o livro é descrito aos olhos de uma menina, filha de um pescador, que se vai tornando ao longo da história na maior e mais famosa gueixa do Japão. E quando menos se espera vê-se forçada a mudar toda a sua vida durante a 2ª Guerra Mundial.


É tão rico em descrições, detalhes e emoções diversas. Conseguimos sentir toda a riqueza da história e imaginar perfeitamente todos os cenários e sentir profundamente as tristezas, amarguras e vitórias desta menina que se torna numa linda e delicada mulher.

Ao ler este livro consegui sentir amor, esperança, solidão, desespero e força, de tão bem escrito e descrito. 


A menina de olhos azuis acinzentados, que aos nove anos foi vendida como escrava, conhece acidentalmente o homem que lhe roubou o coração e que fez com que lutasse para ser a melhor e a mais desejada Gueixa,.. O seu maior desejo era o "Presidente".

Tenho medo de estar a ser tendenciosa, porque tenho um imenso interesse pela cultura oriental.  Mas a verdade, é que este livro também serve para reflectirmos sobre a efemeridade da vida, de como tudo o que acontece à  nossa volta  é grande ou pequeno, dependendo de como aquilo nos atinge, dependendo de como nos deixamos ser atingidos.

 

Leiam e apaixonem-se perdidamente por este livro e fiquem a conhecer o exaustivo processo de ser uma Gueixa. Consiste em saber dançar, cantar, tocar instrumentos, entreter através da conversa, seduzir com um único olhar qualquer homem, entre muitas outras coisas,

 

Ahhh.. Existe um filme baseado neste livro, que recomendo. Não se compara, como é óbvio, com a leitura do livro mas é muito bom.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.