Ilha do Pico, Açores
A ilha do PICO é a segunda maior ilha do arquipélago dos AÇORES e talvez um dos meus sítios favoritos de sempre.
O ar puro, a tranquilidade e as paisagens de cortar a respiração fazem deste local um destino de sonho, pelo menos para mim. No dia que sentir que preciso de me isolar do mundo é para lá que vou porque cada vez que preciso de pensar num local que me fez sentir em harmonia comigo mesma penso na ilha do Pico.
Conseguimos encontrar grutas, lagoas e piscinas naturais. E para quem se atrever a subir a montanha encontra uma vista de cortar a respiração. Mas a mim o que mais me encantou foram as vinhas abraçadas por muros de pedra vulcânica e as estradas tão cuidadas que circundam em total harmonia as vinhas.
Culturalmente podemos visitar o Museu dos Baleeiros ( que retrata a actividade da caça à baleia, praticada até a um passado recente) e Museu do Vinho tal como as Igrejas da ilha. Desta forma ficamos a conhecer melhor a história da ilha e da população que lá habita.
A ilha é constituída pelos concelhos das Lajes do Pico, Madalena e São Roque do Pico e é uma ilha habitada por aproximadamente 20 mil pessoas.
Quando avistei a ilha, ainda no avião, os meus olhos fixaram-se de imediato no contraste do verde dos campos e no negro das pedras vulcânicas. Uma imagem impagável e inesquecível.
Tive imensa sorte com o tempo que encontrei na ilha porque, apesar de não estar sol e céu totalmente azul, era possível ver a montanha, que se ergue a 2.351 metros acima do mar.
Na minha próxima visita ao Pico não posso deixar de fazer a observação de baleias e golfinhos ao largo da ilha.
Como cheguei ao Pico:
Não há voos directos do Porto para o Pico, por isso tive de ir primeiro a S. Miguel e depois apanhar avião para o Pico.
No regresso tive de passar de barco para a ilha Terceira e depois de avião para Lisboa.
O meu fascínio pela ilha do Pico é imenso porque não há nada mais incrível que estar numa ilha em que a montanha nasce do mar e eleva-se até ultrapassar as nuvens. Em volta da montanha apenas o azul do mar e do céu e os imensos tons de verde da ilha.
Sim... Eu vou voltar ao PICO.