Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

3/4 de Mim

3/4 de Mim

Do Prazer de ler: O Principezinho

v1.PNG

Um livro que cativa todas as crianças: as que ainda o são, as que já o foram um dia e as que nunca deixarão de o ser. 

 

(Eu enquadro-me no grupo que nunca deixará de ser criança).

 

É impossível ficar indiferente à simplicidade deste livro.

Impossível resistir aos momentos incrivelmente enternecedores e aos diálogos do príncipe, que nos deixam a pensar em pequenas coisas  que nos desconcertam de tão simples que são.

 

Resumidamente, é a história de um pequeno príncipe que vive num pequeno planeta, onde passa o seu tempo a cuidar de três vulcões e da sua rosa.

Certo dia, ele toma uma decisão: abandonar a flor que ama, porque se sente cansado da sua vaidade e ir à descoberta do mundo que o rodeia.

Durante a sua viagem, vai conhecendo diferentes planetas onde conhece criaturas diferentes, até que alcança a Terra, o mais incompreensível dos planetas.

Em todos eles confronta-se com o egoísmo, e o planeta Terra não é excepção. Os habitantes mostram-se sempre apressados sem nunca saber qual o caminho para onde querem ir. Até que no deserto, conhece o aviador, e fica a conhecer o significado da palavra cativar.

 

Depois desta viagem de conhecimento decide voltar para o seu planeta com saudades da sua flor e dando-lhe muito mais valor.

 

E qual a principal mensagem deste livro? 

Temos e devemos dar SEMPRE valor às verdadeiras amizades.

Não é necessário abandoná-las (como o principezinho fez com a flor) para sentirmos a sua falta. Muito pelo contrário... para que as verdadeiras amizades se construam e se tornem cada vez mais fortes é fundamental cuidarmos delas diariamente.

 

Um livro delicioso que merece ser relido vezes e vezes sem conta, pois cada leitura que se faz é uma viagem ao mundo encantado criado por Antoine de Saint-Exupéry. É um livro que deve e merece ser passado de gerações em gerações.

 

 

Em Outubro deste ano vai estrear o filme mais doce do ano, que vai de certeza enternecer todos os corações e fazer-nos sentir de novo crianças... Pois é... Finalmente vai haver um filme do Principezinho (Yuuuuupiiii).

 

Costumo sempre seleccionar a frase que mais me marca de cada livro e que mais revela a natureza dele.

No livro "O Principezinho" tenho algumas favoritas e não consegui escolher só uma:

     - "Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas";

     - "O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração";

     - "É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou";

     - "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante";

     - "O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca".

 

Em todas as frases destaca-se, mais do que tudo, a importância da amizade e do amor. Nada na vida fará sentido se não valorizarmos estes dois sentimentos.

 

Cada um que passa na nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa na nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso.

 

4 comentários

Comentar post