Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

3/4 de Mim

3/4 de Mim

Do prazer de ler: "Madrugada Suja"

Desta vez, um livro de um grande escritor português: Miguel Sousa Tavares.

madrugada-suja.png

Conta a história de três estudantes depois de uma noitada com muito álcool à mistura e que acaba por envolver uma jovem, cuja vida muda para sempre de uma forma trágica. 

Esta noite irá mudá-los para sempre e a forma como é relatada faz-nos ficar completamente presos à história e à tragédia vivida naquela noite. Faz-nos querer saber mais.

Como irão eles seguir em frente? Como irá seguir em frente Filipe (a personagem central da história) o último descendente de Medronhais da Serra que se torna arquitecto?

 

Um outro encanto do livro é a critica feita à vida social e política desde a Revolução dos Cravos, que derrubou a ditadura de Salazar, até aos dias actuais. Os jogos de interesses e a desertificação do interior são temas que invadem este Romance, com situações caricatas e tão pouco faladas actualmente. Que nos faz pensar como viviam os nossos avós e pais. 

 

Filipe de repente, vê-se rodeado de sujeiras e corrupção política. Ao tentar escapar vê-se de novo envolvido nos acontecimentos daquela noite que o assombrou durante a vida. A noite mais trágica da sua juventude voltou para lhe mudar a vida.

 

Uma história feita de várias histórias, narradas a várias vozes, em que o acaso vigora e que nos prende e nos faz ficar agarrados às diferentes vozes. As diferentes perspectivas de cada narrador são contagiantes e levam-nos a ver que dentro da mesma verdade existem várias perspectivas.

 

É um romance, talvez um policial, um retrato crítico da sociedade e das mudanças em Portugal nos últimos 40 anos e mais uma história sobres os acasos mais surpreendentes da vida.

 

É um livro de leitura rápida e leve que me prendeu durante 3 dias, que foi a minha companhia no melhor dos cenários possíveis.

Uma viagem numa viagem.

 

Leiam escritores portugueses e conheçam mais um pouco da nossa história e da nossa cultura!

5 comentários

Comentar post