Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

3/4 de Mim

3/4 de Mim

Do prazer de ler: "Insustentável leveza do ser"

inst lev ser.PNG

A Insustentável Leveza do Ser é do escritor checo Milan Kundera.

 

O livro combina temas difíceis de conciliar como política, filosofia e relacionamentos amorosos intensos e profundos.

 

A Insustentável Leveza do Ser é um clássico de 1984.

 

Um livro complexo que  requer atenção, mas recompensa bem aos que estão dispostos a mergulhar nele. É um livro para quem também aprecia filosofia e consegue ver mais além do que simplesmente parece estar escrito.

 

Kundera consegue explorar de uma forma profunda as incoerências do ser humano e as nossas motivações mais escuras, mas as mais verdadeiras também. Consegue expressar de uma forma tão clara e rica a complexa teia de sentimentos de cada pessoa.

Ele retrata todas estas características em Tomás, um homem que não tem qualquer dificuldade em arranjar mulheres mas que em determinado momento  fica refém de um amor possessivo por Teresa (uma fraqueza que revela  força), e nas personagens Sabina e Franz, uma mulher que trai por prazer e um homem que nunca consegue materializar os ideais que persegue.

 

Sabina (uma amante de Tomás) é uma espécie de versão feminina de Tomás na medida em que, como este, personifica o conceito de leveza. É capaz de trair os seus vínculos de forma franca e sistemática.

 

Por força das escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que limita a vida.

 

Tomás é a metáfora através da qual Kundera ilustra as consequências existenciais do comprometimento da liberdade para com uma situação qualquer, neste caso, o imenso amor que sente por Teresa. A partir de então Tomas experimenta o peso do comprometimento.

A leveza despe a vida de sentido. O peso do comprometimento é uma âncora que finca a vida a uma razão de ser.

 

Eu adoro e adorei, desde sempre a complexidade deste livro, a loucura pura para onde nos transporta. Já o li duas vezes em fases diferentes da minha vida e interpreto-o sempre de uma forma distinta. É um livro que nos faz pensar e repensar tudo que está à nossa volta.

 

 

 "...deitar com uma mulher e dormir com ela, eis duas paixões não somente diferentes mas quase contraditórias. O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo aplica-se a uma série inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado, esse desejo diz respeito a uma só mulher."

 

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Helena 24.03.2015

    E eu fascinada com o elogio :-)

    Obrigada e um enorme beijinho
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.