Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

3/4 de Mim

3/4 de Mim

Do prazer de ler Elena Ferrante... A Amiga Genial

Quatro livros viciantes e envolventes da escritora Elena Ferrante.

 

imagem retirada do Público.pt.jpg

 

A escritora italiana está envolta num mistério, já que ninguém sabe quem é, e por se recusar a dar entrevistas públicas. Sabe-se apenas que cresceu em Nápoles tal como as duas personagens principais dos seus livros: Elena (a narradora) e Lila (a melhor amiga).

 

O inicio da história retrata a infância das duas amigas, os ambientes e os acontecimentos que marcaram a vida delas, das respectivas famílias, dos amigos e do bairro onde vivem. Duas amigas completamente diferentes, em que uma é desafiadora e indomável e outra que se alimenta da força e energia da amiga para evoluir, aprender e assim acompanhar a sua amiga genial.

O foco dos livros está na relação das duas amigas e do bairro onde cresceram. Um relacionamento, que pressentem ser para toda a vida, apesar dos conflitos. Afinal havia tanta simbiose como competição entre elas. Nos quatro livros acompanhamos toda a vida delas desde a infância até fase adulta / velhice.

São duas personagens complexas que revelam a verdadeira essência humana, 

 

É um romance um tanto ou quanto adolescente, mas tão real

No fim, sentimo-nos tão próximos de Elena e Lila que quase acreditamos na sua existência real e que Elena Ferrante apenas nos está a contar a história de duas amigas.

 

A "Série Napolitana" é constituída por:

1º volume: Amiga genial 

2º volume: História do novo sobrenome

3º volume: História de quem foge e de quem fica 

4º volume: História da Menina Perdida 

 

Segundo consta, estes livros vão dar origem a uma série, adaptada à televisão, pelo canal norte-americano HBO (muitas palminhas para esta novidade). 

 

Ela era assim, rompia equilíbrios somente para ver de que outro modo poderia recompô-los.

 

(Imagem retirada do Público.pt)