Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

3/4 de Mim

3/4 de Mim

Quinta da Regaleira, Sintra!!

O nosso país tem sítios lindos e encantadores, como é o caso da Quinta da Regaleira, na Serra de Sintra.

 

palácio.PNG

 

Quando entramos na Quinta entramos num mundo mágico e encantado... Um mundo criado em comunhão com a natureza, pelo talentoso Luigi Manini!

 

O arquitecto italiano foi o responsável pelo projecto do palácio e dos jardins, contratado pelo proprietário da quinta, António Monteiro, no início do século XX.

 

Estar lá é uma experiência sensorial única: o barulho da água das cascatas, o chilrear dos imensos passarinhos que nos rodeiam, os jardins cheios de flores e árvores, os imensos lagos, esculturas e o monumento fantástico que é o Palácio da Regaleira.

 

P9180198.JPG

 

É de uma tranquilidade e de uma paz indescritível este local.

 

Precisamos de perceber o local e ver este espaço como um todo, num enorme jardim que integra um palácio, uma capela, lagos, caminhos, grutas, túneis, poços, torres, esculturas e muito mais que só pode ser visto, porque nenhuma fotografia consegue captar a verdadeira beleza e essência deste local.

 

torres.jpg

 

Não se preocupem porque na entrada é-nos dado um mapa, porque só assim é possível descobrir todos os recantos existentes e serve também para não nos perdermos.

 

 

P9180231.JPG

 

 

Foi encantador explorar todos os lagos, grutas, capelas, poços, jardins, torres, fontes e cantinhos do imenso “paraíso”.

 

Gostei especialmente, do Poço Iniciático, onde se chega a partir de uma longa gruta. Trata-se de uma “torre invertida”, com cerca de vinte e sete metros no interior da terra, com acesso através de uma espectacular escadaria em espiral. 

 

 

POÇO.jpg

 

É um dos mais marcantes exemplos de arquitectura revivalista do nosso país. É célebre por em muitos dos seus elementos arquitectónicos, ter sinais de ritos e concepções maçónicas.

Ao visitar este espaço é essencial dar uma vista de olhos à Capela da Santíssima Trindade, ao poço Iniciático, ao Palácio e fazer um longo passeio pelos seus jardins.

 

torres2.jpg

 

Um local mítico que convida à reflexão e à exploração das mais profundas sensações.

 

grutas.jpg

 

Quem ainda não conhece tem de visitar rapidamente e o Verão é a altura ideal porque nos podemos refrescar nas imensas grutas subterrâneas que são autênticos labirintos. 

 

P9180143.JPG

 

Visitei este local com duas das meninas mais especiais que conheço... Saudades destes dias a três.

10 comentários

Comentar post